
Educação levada a sério
Campo Limpo Paulista ficou quase uma década sem investimentos na educação, que foram retomados nesta gestão do Dr. Luiz. Mesmo diante dos desafios do pós-pandemia, foi possível avançar graças ao trabalho incansável do Dr.Luiz e do Paulo Fávaro, que resultaram em reformas e ampliações de escolas e creches, possibilitando o aumento do número de salas de aula e vagas na rede municipal.
Além da estrutura, também foi investido em uniformes e kits escolares, aquisição de TVs e computadores para professores e alunos, transporte escolar, melhora da qualidade da merenda escolar, além de treinamentos e realização de fóruns com foco na valorização do professor e melhoria da qualidade de ensino.
Educação em números:
-
Quantidade de alunos creches: 1339
-
Quantidade alunos infantil: 1885
-
Quantidade de alunos Fundamental: 7084
-
Quantidade de escolas: 36
-
Quantidade de computadores entregues (alunos e professores):
-
Alunos: 4600
-
Professores: 706
-
Quantidade de TVs nas escolas: 327
-
Quantidade de uniformes escolares: 9413 kits compostos por 02 camisetas, 02 bermudas, 01 calça de agasalho e 01 blusa de agasalho.
-
Quantidade de kits de material escolar: 15 mil
-
Quantidade de merenda fornecida dia: 18.846 refeições/dia.
Nova frota e transporte de alunos
Em três anos de muito trabalho, Dr. Luiz aumentou a frota de transporte escolar, que ganhou 9 novos micro-ônibus, 2 ônibus (4x4), 1 van (adaptada para cadeirantes) para transporte de alunos, além de 2 veículos para serviços administrativos e 1 caminhão para a Secretaria de Educação. Veja alguns números da utilização desses meios:
-
Alunos transportados: 2164
-
Alunos atendidos por passe escolar: 1867
-
Alunos atendidos pela bolsa auxílio-transporte: 150


Volta às aulas após a pandemia
O pós-pandemia foi difícil para alunos e educadores. A volta às aulas presenciais mostrou a necessidade de reforço escolar para recuperação do aprendizado. Para tanto, foi feita uma avaliação em grande escala e a partir desses resultados, cada unidade escolar elaborou um plano de ação, materiais didáticos do SESI e Aprova Brasil da Editora Moderna para o reforço escolar, além de capacitação dos profissionais.
E você sabia disso?
-
Educação infantil: a Educação Infantil também passou por uma grande transformação, com acompanhamento psicopedagógico e psicológico desde a creche.
-
Tecnologia nas salas de aula: a tecnologia chegou às salas de aula com a aquisição de TVs e computadores, totalizando na entrega de 4.600 netbooks para alunos, 706 para professores e 327 TVs nas 18 escolas de Ensino Fundamental.
-
Uniforme escolar: os alunos da rede municipal, a partir do ensino infantil, receberam kits com uniforme escolar, composto por uma jaqueta, uma calça, duas bermudas e duas camisetas, totalizando cerca de 10 mil kits de uniforme distribuídos.
-
Kits escolares: também foram entregues mais de 15 mil kits escolares para os alunos da rede municipal (creche, infantil, anos iniciais, anos finais e EJA), composto por materiais básicos como caderno, caneta hidrográfica, lápis de cor, entre outros.
-
Ciranda Literária: com o objetivo de incentivar a leitura fora da sala de aula, foram adquiridos aproximadamente 6 mil livros e entregues nas escolas municipais.
Educação avança com realização do 1º e 2º Fórum Municipal
A valorização da equipe de educação de Campo Limpo Paulista deu um importante passo com a realização do 1º e 2º Fórum Municipal de Educação, que contou com a participação de todos os professores da rede municipal de ensino.
O 1º Fórum Municipal de Educação, realizado em 2023, teve como tema central a "Avaliação de Aprendizagem”, com o objetivo de discutir, de forma permanente, as formas de aprimoramento da formação inicial dos professores e buscar parcerias e ações intersetoriais que promovam a melhoria da formação docente.
Com o tema “Currículo em Ação!”, o 2º Fórum de Educação, realizado em 2024, abordou currículo e inovação educacional em Campo Limpo Paulista. Durante o evento, os educadores foram convidados a discutir e colaborar para aprimorar a qualidade do ensino no município.


Novo prédio da Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação está de mudança para um novo espaço para melhor atender toda comunidade escolar. O prédio atual em que a Secretaria de Educação se encontra será destinado para as secretarias de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social e Esportes e Lazer.
Antes de ser ocupado pela Educação, o prédio estava abandonado e apresentava diversos problemas, como infiltrações, falta de elevador, vazamentos, janelas desprotegidas, questões no esgoto e problemas elétricos. Com a ida da educação para o local, foram realizadas as manutenções necessárias e instalação do elevador. Desde então, o espaço não sofreu mais vandalismo e está disponível para atender a comunidade escolar.
Escolas são reformadas e ampliadas para melhor atender os alunos e professores
Nos últimos três anos, as escolas municipais voltaram a receber investimentos em manutenção, reformas e ampliação. Até o momento, já foram reformadas 117 salas de aula, garantindo um ambiente mais seguro e confortável para alunos, professores e funcionários.
Exemplo do compromisso da atual gestão com a educação infantil de qualidade, foi inaugurada em 2021 a creche Merce de Fátima Domingos de Souza, no Bairro Jardim Santa Lúcia, atendendo 100 crianças. Além disso, a creche municipal Yolanda Cocozza Moreira, em Botujuru, mudou de endereço, passando a contar com melhor infraestrutura e maior capacidade de atendimento, ampliando em 15 novas vagas.
Os investimentos resultaram em 20 novas salas de aula, e com as futuras construções e entregas de obras, esse número deverá aumentar em mais 20 salas, reforçando o compromisso desta gestão com o ensino de qualidade.

Reforma das escolas
Entre tantas melhorias, confira algumas escolas e creches que foram reformadas, ampliadas e até mesmo construídas:
-
Creche Yolanda Cocozza Moreira – Botujuru
-
Creche Professora Rosinha Ziviani – Jardim Europa
-
Creche Criança Feliz – Parque Internacional
-
Creche Casa do Pequeno Cidadão – São José
-
EMEF Estância São Paulo – Estância São Paulo
-
EMEF Prof. Luiz de Carvalho (Banheiros e Quadra) – Vila Chacrinha
-
EMEF Vereador José Poli de Oliveira Dorta – Jardim Vista Alegre
-
EMEF Lázaro Gago = Bairro – Campo Verde
-
EMEF Monteiro Lobato – Botujuru
-
EMEF Figueira Branca – Figueira Branca
-
Creche Santa Lúcia – Santa Lúcia (Reforma em andamento)
-
EMEF Vereador José De Souza Charrua – Botujuru (Reforma em andamento)
Ampliação
-
Creche Yolanda Cocozza Moreira – Botujuru (03 salas de aula)
-
Em andamento: creche Vereador Orlando Sebastião da Silva – Jardim América (02 salas de aula)
-
Em andamento: EMEF Gov. André Franco Montoro – Vila Firenze (04 salas de aula)
-
Projetos aprovados: creches Wanda De Carvalho Vellasco Professora Rosinha Ziviani, com previsão de 75 novas vagas após conclusão.
Novas unidades
-
Em andamento a construção da creche Outeiro das Paineiras, com capacidade para 150 crianças.
-
Convênio assinado com governo estadual para construção de uma nova creche no bairro São José.
-
Convênio assinado com o governo federal, através no Novo PAC, para construção de uma escola de tempo integral para atender cerca de 455 estudantes na região do São José.


Retorno da Estação Juventude amplia oportunidades para jovens
Projeto criado na primeira gestão do Dr. Luiz, a Estação Juventude voltou como principal programa da cidade voltado às crianças, jovens e adultos. Com o objetivo de promover a inclusão e dar oportunidade aos jovens através de atividades artísticas, esportivas e cursos profissionalizantes, a Estação Juventude já ofertou, desde sua retomada em 2022, mais de 2 mil vagas em cursos e atividades gratuitas como ballet, dança, grafite, desenho, culinária, teatro, violão, informática, inglês, música, ginástica, pilates, além de capacitação profissional, espalhados em sete polos: Centro, São José, Santa Lúcia, Monte Alegre, Botujuru, Pau Arcado e Jardim Laura.
Preparando os jovens campo-limpenses para o futuro
A Estação Juventude conta com o Emprega Jovem, programa de fomento para a contratação de jovens, aprendizes e estagiários da cidade; e o Juventude TEC, que oferece cursos livres voltados para a área da tecnologia, da educação digital e do desenvolvimento comportamental do jovem, visando sua integração no mercado profissional. Atualmente o Juventude TEC conta com mais de 200 jovens e adultos matriculados nos cursos de informática básica, auxiliar administrativo e Social Media, além da Jornada Empreendedora, com 34 empresas participantes.
Espaço do conhecimento
Campo Limpo Paulista conta com o Espaço do Conhecimento, que atende projetos como a Estação Juventude, Juventude TEC, Fundo Social de Solidariedade e parcerias com o SENAI e SEBRAE que ofertam de forma gratuita para toda a população da cidade, diversas oficinas e cursos de capacitação nas áreas Administrativa, Empreendedorismo, Têxtil (costura), Beleza, Informática, Tecnologia, entre outros.
Após a revitalização, o espaço passou a oferecer também cursos de ateliê de costura, escola da beleza e um moderno laboratório de informática.


Valorizando a inclusão
Com a proposta de promover a inclusão no ambiente educacional, nasceu o Núcleo de Atendimento Multidisciplinar Educacional (NAME), focado em atuar com a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
O NAME atende 262 alunos com laudos em deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer suporte a aproximadamente 340 estudantes, com atendimento feito por psicopedagogos, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado (AEE), profissionais de apoio e estagiários.
Ao valorizar a inclusão, o NAME não apenas facilita o aprendizado, mas também promove a autoestima e o desenvolvimento integral dos alunos atendidos.
Olhar atento à Primeira Infância
Cuidar bem da primeiríssima infância é fundamental para formar adultos saudáveis. Pensando nisso, Campo Limpo Paulista conta com o Comitê Municipal do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI) e realiza todos os anos a Semana do Bebê e a Semana do Aleitamento Materno, que acontece em agosto, mês dedicado à amamentação.
Uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada às crianças de até três anos de idade, a Semana do Bebe realizada na cidade, visa tornar o direito à sobrevivência e desenvolvimento infantil uma prioridade. Para isso, conta com uma programação voltada a diversos temas relacionados ao desenvolvimento dos bebês, que inclui formação para professores das creches e educação infantil na rede municipal de ensino, profissionais da saúde, além de atividades esportivas, rodas de conversa e vivências para gestantes.
Semana Municipal do Brincar
Com o objetivo de valorizar o ato de brincar, reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças e criar oportunidades para que o brincar acontece, foi criada a Semana Municipal do Brincar, transformada em lei em Campo Limpo Paulista, que se tornou o primeiro município da região a ter regulamentação oficial.
A Semana Municipal do Brincar acontece no mês de maio com atividades nas escolas, com a cidade preparada para receber as brincadeiras durante o ano todo, contando com espaços de lazer, parques e praças, onde as crianças podem ir com a família e brincar ao ar livre e com segurança.
Semana do Patrimônio valoriza a história da cidade
Com a missão de preservar e valorizar a história de Campo Limpo Paulista, foi criada a Semana do Patrimônio, no aniversário de 57 anos da cidade. A iniciativa conta a história do município através de seus monumentos e envolveu alunos da rede municipal de ensino, que participaram de uma palestra no Cristo Redentor, monumento inaugurado na cidade em 1979.


Crianças longe das drogas com o Proerd
Manter crianças e adolescentes longe das drogas é a meta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar com alunos das escolas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Com duração de quatro meses, o programa orienta estudantes do 5º e 7º ano sobre o perigo do uso de drogas e forma, todos os anos, milhares de alunos na cidade. Uma iniciativa importante para inibir o uso de drogas e garantir um futuro melhor para os jovens.
Visando uma melhora no ensino, Dr. Luiz entrega notebooks para professores e estudantes da rede pública
Com o objetivo de inovar a maneira de educar, através da tecnologia de ponta, Dr. Luiz criou o programa Computador do Professor, que viabilizou a compra de 816 computadores portáteis para o uso em sala de aula. O projeto de lei nº3.010, garantiu a entrega de um valor destinado a compra do computador para cada professor, estes, que estão sendo usados para fins didáticos até hoje.
kit de livros para formação de alunos e professores
Desde 2021, Dr. Luiz realiza diversas ações que visam melhorar ainda mais a educação de Campo Limpo Paulista. Durante os últimos anos, Dr. Luiz realizou o Projeto Cantando e Contando - que distribuiu kits de livros para os alunos da educação infantil, acompanhado de formação para os professores, promovendo uma abordagem lúdica e educativa que envolve música e contação de histórias.
Além disso, também realizou a Ciranda Literária - entregando kits de livros aos estudantes do Ensino Fundamental I, incentivando a leitura e o desenvolvimento literário desde cedo, promovendo o hábito da leitura como uma ferramenta essencial para o aprendizado.


Dr. Luiz investe em educação tecnológica com óculos de realidade virtual
Ter uma educação de alta qualidade é um desafio que muitos municípios precisam enfrentar. Pensando nisso, Dr. Luiz resolveu batalhar veementemente para que Campo Limpo Paulista se tornasse um município com uma boa educação.
Com tantas melhorias, Dr. Luiz conseguiu implantar no município a educação através da realidade virtual, garantindo que os alunos campo-limpenses pudessem ter um bom ensino. Ao todo, 50 novos óculos de realidade virtual foram adquiridos para o município e mais dois kits de câmeras 360º estão disponíveis pela Secretaria de Educação.
Cubos Holográficos são uma alternativa de aprendizado
Desde que assumiu em 2021, Dr. Luiz sempre trabalhou para transformar a educação de Campo Limpo Paulista ainda mais. Determinado, Dr. Luiz junto com a Secretaria de Educação, conseguiram adquirir 18 Cubos Holográficos, que são utilizados como uma ferramenta prática e interativa para estudo.
Este Cubo Holográfico, é um recurso educacional digital que permite aos estudantes explorar objetos, animais, paisagens, moléculas, o sistema solar e muito mais, por meio da realidade aumentada. Este método torna o aprendizado mais lúdico, com mais significado, além de despertar um maior interesse dos alunos.
Novos kits para aulas de ciências do Ensino Fundamental II
Para ter uma educação de qualidade, é preciso ter à disposição diversos equipamentos de alta qualidade. Dr. Luiz pensou e investiu na compra de kits de materiais para as aulas de ciências dos estudantes do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano).
Entre os itens entregues estão microscópios, lâminas, termômetros, e diferentes tipos de recipientes e reagentes utilizados em aulas práticas de introdução à Química. Além disso, todos os kits contam com material de apoio e contribuem para os experimentos em aulas virtuais.